Índice

LJ98SDC2UC1I4M2V3T537D3Y9VUQTCKCP31JU4TY3YFJNISYG3
Conteúdo principal [Alt+2]

Ajuda - Resultados da pesquisa

Índice

 


Considerações gerais

 

Limite de resultados

 

Embora o sistema encontre todos os resultados da pesquisa efetuada, o número de registos para visualização do "Resultado da pesquisa" está limitado a 1000 por questões de desempenho do sistema.

 

Apresentação de resultados

 

Por defeito, o sistema apresenta os resultados da pesquisa através de colunas com as seguintes etiquetas: "#" (número do resultado da pesquisa), "Formato" (lista de formatos), "Autor", "Título", "Ano de publicação" e "Acesso" (registo bibliográfico; documentos em versão digital; anexos; sítios Internet relevantes; cota que mostra a localização física do documento).

 

Ordenação de resultados

 

Por defeito, o sistema ordena os resultados por "Ano/Autor (D)".

Pode reordenar os resultados através da "Ordenação" alfanumérica de forma ascendente (A) ou descendente (D), escolhendo uma determinada opção, ou clicando diretamente nas etiquetas das colunas.

No segundo caso, a reordenação é sempre de forma ascendente, excepto para a coluna do ano de publicação que é reordenada de forma descendente.

 

RSS

 

Qualquer pesquisa efetuada na Infoeuropa pode ser transformada numa feed RSS. Para isso, após efetuar qualquer pesquisa, carregue no ícone RSS (Formato RSS) que se encontra na barra de título da página "Resultados da Pesquisa" ou na barra de endereço do browser.

Para mais informações ver "Nota técnica:RSS".

 

Adicionar motor de busca

 

A biblioteca Infoeuropa permite ao utilizador adicionar o motor de busca nos browsers de 2ª geração (ex: Mozilla Firefox 2 e Microsoft Internet Explorer 7).

Para mais informações ver "Nota técnica:Motor de Busca".

 

Barra de opções

 

A lista de resultados apresenta ainda um sub menu, onde poderão ser realizadas várias ações através de opções, com as seguintes etiquetas:

 

Esta pesquisa

  • Adicionar aos favoritos: nesta opção, o sistema abre, numa janela externa, o serviço internet "Add to any" que contém um conjunto de serviços que permite adicionar endereços Internet (URL) aos favoritos online (o utilizador, caso tenha, deverá escolher qual é o seu).
    Este serviço permite adicionar os resultados da pesquisa efetuada à ferramenta de favoritos destes sites. Assim, quando aceder a um destes serviços terá acesso ao endereço (URL) da sua pesquisa.
  • Subscrever como RSS: nesta opção, o sistema abre, numa janela externa, o serviço internet "Add to any" que contém um conjunto de serviços que permite adicionar endereços de feeds RSS aos leitores de RSS online (o utilizador poderá escolher um leitor de RSS, inclusive poderá receber no seu e-mail uma DSI com a pesquisa que efetuou).
    Assim, quando aceder a um destes serviços terá acesso à informação atualizada da pesquisa efetuada.
    Para mais informações consulte a definição de RSS na Wikipédia.
  • Link permanente: esta opção permite guardar a ligação permanente referente à pesquisa que efetuou. Guardando este endereço, estará a guardar a versão permanente do endereço desta pesquisa e não correrá o risco de perder o endereço com alterações posteriores.
    Como obter um link permanente?
    1. Clique na opção "Link permanente" com o lado direito do rato;
    2. Escolha "Copiar atalho";
    3. Faça colar ou CTRL+V para colocar o link no sítio que pretende.

Todos os registos

  • Selecionar todos: esta opção permite selecionar todos os registos do resultado da pesquisa.
  • Remover seleção: esta opção permite retirar a seleção anteriormente realizada.
  • Ordenar: nesta opção, o sistema apresenta a possibilidade de ordenação de palavras por relevância.
  • Refinar: esta opção permite especificar mais a pesquisa aplicando ao conjunto uma outra expressão de pesquisa através do uso de operadores booleanos.
  • Filtrar: esta opção permite aplicar um filtro à pesquisa efetuada.
  • Criar DSI: nesta opção, o sistema abre um formulário que permite ao utilizador registar-se para receber a DSI (via e-mail, RSS ou ambas) da pesquisa que efetuou.
    Nota: só poderá usar esta opção se efetuar o seu login.

Reg. selecionados

  • Ver: esta opção mostra todos os registos bibliográficos selecionados.
  • Criar subconjunto: esta opção permite criar um subconjunto de registos, apenas com os registos selecionados.
  • Guardar/E-mail: opção permite guardar os registos selecionados enviando-os para o seu e-mail, ou para o de qualquer outra pessoa, ou guardar estes registos no seu computador.
  • Guardar na pasta pessoal: opção permite guardar os registos selecionados. Escreva uma nota que identifique estes registos na sua "Pasta pessoal" (caso esteja logado) ou no "Cesto" (no caso de ser um utilizador não identificado). Os registos mantêm-se no "Cesto" apenas durante a sessão atual, na "Pasta pessoal" ficarão guardados até que decida apagá-los.

Apresentação

  • Tabular: apresentação, em formato de tabela, da informação mais relevante dos registos. Esta é a apresentação por defeito do sistema.
  • Cartão: registos formatados segundo as normas internacionais de Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada para as Publicações (International Standard Bibliographic Description).
  • Citação: registos formatados segundo a Norma Portuguesa 405 para a descrição bibliográfica.
  • Lista abreviada: nesta opção visualizará apenas 4 campos dos registos (autor, autor secundário, título e cota).
  • Lista completa: esta opção abre uma listagem de registos completos.