Índice

GQDQPT4UBNEKNYK1B37SGQC16X26PUCVT6VH3EQ14AXB23V2NB

Siga o CIEJD:

Biblioteca de Informação Europeia em língua portuguesa

Formulário para escolher o catálogo
Catálogo:

  • Página inicial
  • Registo bibliográfico - Corpo Europeu de Solidariedade: Projetos de solidariedade
Formulário para redimensionamento de texto e/ou da página

  • seta para separar
Conteúdo principal [Alt+2]

Corpo Europeu de Solidariedade: Projetos de solidariedade





 

Campo Valor
Formato Apoio Financeiro
Tipo de Apoio Candidatura
N.º Sistema 000080205
Entidade LinkUnião Europeia. Comissão Europeia
Candidatura LinkCorpo Europeu de Solidariedade: Projetos de solidariedade
Data de Início 2018-08-10
Data Limite 2018-10-16
Descrição A União Europeia assenta na solidariedade, um valor partilhado que é fortemente sentido em toda a sociedade europeia. Solidariedade define o projeto europeu e proporciona a unidade necessária para fazer face às crises actuais e futuras, mantendo a moral. A solidariedade fornece uma bússola clara para orientar a juventude europeia nas suas aspirações de uma União melhor.
Os jovens precisam de oportunidades facilmente acessíveis para se envolverem em atividades de solidariedade, que lhes permitam expressar o seu empenho em benefício das comunidades, adquirindo experiência, aptidões e competências úteis para os seus desenvolvimento pessoal, educacional, social, cívico e profissional e melhorando assim a sua empregabilidade.
O Corpo Europeu de Solidariedade reúne os jovens para construir uma sociedade mais inclusiva, apoiando as pessoas vulneráveis e respondendo aos desafios da sociedade. Oferece uma experiência inspiradora e poderosa para os jovens que querem ajudar, aprender e desenvolver e proporciona um ponto de entrada único para essas atividades de solidariedade em toda a União.
Proporciona mais e melhores oportunidades abrangendo uma ampla gama de áreas, tais como integração de migrantes, desafios ambientais, prevenção de desastres naturais, educação e atividades juvenis.
O Corpo Europeu de Solidariedade visa promover a solidariedade como um valor, principalmente através do voluntariado, para aumentar o envolvimento de jovens e organizações em atividades de solidariedade, acessíveis e de alta qualidade, como meio de contribuir para o reforço da coesão, solidariedade, democracia e cidadania na Europa, respondendo também aos desafios da sociedade e fortalecendo as comunidades, com esforços particulares para promover a inclusão social.
Um projeto de solidariedade é uma atividade de solidariedade no país, iniciada, desenvolvida e implementada pelos próprios jovens por um período de 2 a 12 meses. Dá a um grupo de cinco jovens no mínimo a chance de expressar solidariedade assumindo a responsabilidade e comprometendo-se a trazer mudanças positivas em sua comunidade local. O projeto deve ter um tema claramente identificado que o grupo de jovens deseja explorar em conjunto e que deve ser traduzido nas atividades diárias concretas do projeto e envolver todos os participantes. Os projetos de solidariedade devem abordar os principais desafios nas comunidades, mas também devem apresentar claramente um valor acrescentado europeu. A participação num projeto de solidariedade é uma importante experiência de aprendizagem não formal através da qual os jovens podem melhorar o seu desenvolvimento pessoal, educacional, social e cívico.
Um projeto de solidariedade consistirá tipicamente nas seguintes etapas:
- Preparação;
- Implementação das atividades;
- Acompanhamento (incluindo a avaliação das atividades, bem como a divulgação do resultado do projeto).
Público Alvo Qualquer organismo público ou privado pode apresentar uma candidatura para obtenção de financiamento no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade. Além disso, os grupos de jovens registados no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade podem candidatar-se a financiamento para apoiar projetos de solidariedade.
Contactos Tel: 0080067891011
Convite
Docs técnicos
Saber Mais
Assunto Linksolidariedade social
Linkjovem
Aviso Esta informação não dispensa a consulta da legislação base.
Informações mais específicas devem ser dirigidas à entidade gestora, cujo contacto vem acima referido.
Vigência Em vigência
Código QR Código QR referente ao registo nº000080205


CIEJD | Palácio da Cova da Moura | Rua da Cova da Moura, 1 | 1350-115 Lisboa | tel. +351 211 225 000 | geral@ciejd.pt | www.eurocid.pt
Biblioteca Jacques Delors | Edifício Caleidoscópio | Jardim do Campo Grande | 1700-090 Lisboa | tel. +351 210 170 113 | biblioteca@ciejd.pt | infoeuropa.eurocid.pt

  • Selo AccessMonitor para as WCAG 2.0 - consulte os relatórios qualitativos